segunda-feira, 25 de maio de 2015

Confira o que mais caiu nos últimos anos da FUVEST

Confira o que mais caiu nos últimos anos da fuvest.

Atenção na interpretação dos enunciados das questões é a principal cautela que os professores sugerem aos vestibulandos. Confira outras sugestões que podem garantir uns pontos a mais.

Uma dica importantíssima e que é muito deixada de lado, nas matérias de exatas o mais importante são os exercícios, só lendo você aprende apenas a teoria, e como todos sabem, tudo que sabemos na vida foi na base do saber e fazer, então fica a dica: 60% de exercícios, 40% na teoria. Lembrando que seria mais fácil um vestibulando que só faz exercícios ser aprovado, do que o outro que só lê. Agora vejamos o que mais caiu nos últimos anos na fuvest.

Química

Não acreditamos que a prova de Química da Fuvest deste ano seja tão difícil, já que a do ano passado foi a mais fácil dos últimos anos. Aconselhamos que os alunos não se assustem com os nomes das substâncias apresentadas nos enunciados. Como exemplo, um caso vivido em sala de aula, quando passamos um exercício e ninguém conseguiu responder, mas que, depois de substituirmos o nome da substância “permanganato de potássio” por "suco Tang”, todos acertaram.
Fizemos uma pesquisa sobre as provas da Fuvest desde o ano de 1977 e concluimos que os temas forças intermoleculares e Ph caem todo ano. Química orgânica, soluções e cálculo estequiométrico também são bastante recorrentes.

Matemática

Muitos alunos deixam para fazer a prova de Matemática por último por acharem que não vão acertar os exercícios, mas uma leitura atenta dos enunciados e a identificação rápida das questões mais fáceis garantem um melhor desempenho.
Esperamos que temas como relações métricas e trigonométricas nos triângulos retângulos, porcentagem, regra de três, PA e PG, funções, propriedades dos logaritmos, áreas e volumes de figuras e sólidos geométricos e probabilidade sejam abordados.
Chamamos a atenção para erros sutis, como o esquecimento de parênteses e o famoso “corta-corta”, sistema que simplifica a conta, mas que, se for utilizado sem cuidado, pode fazer o aluno “cortar” o que não deve. As provas da Fuvest devem cumprir uma tendência iniciada nos últimos exames, relacionando as questões com eventos cotidianos.

Inglês

A interpretação dos textos é a grande barreira a ser superada pelos vestibulandos na prova de Inglês. Lembramos que os mesmos tipos de erros que os alunos costumam cometer na interpretação das questões em português acabam se repetindo em inglês, portanto a atenção na leitura deve ser redobrada.
Trabalhos jornalísticos e científicos com temas atuais são recorrentes nas provas da Fuvest. Sugerimos que, antes dos textos, os alunos leiam os enunciados das questões, para facilitar, depois, a localização das respostas. 

Português

Os vestibulares exigem uma grande competência na leitura, na interpretação e na escrita do candidato. A interpretação dos enunciados e uma articulação eficiente das ideias na comunicação escrita são essenciais. É isso que está em foco nas provas de Português, principalmente na de Redação.
Aliás, com relação à redação um assunto ser bastante discutido durante o ano não garante que vá ser o tema da proposta. Citamos como exemplo o caso do (Enem), no qual se esperavam como tema o aquecimento global, os conflitos no Oriente Médio ou a crise aérea, mas nenhum desses tópicos foi abordado. De todo modo, estar atualizado permite que o aluno tenha o que dizer em qualquer discussão proposta.
Para as questões de Literatura, lembramos que os vestibulandos devem não apenas conhecer o tema das 
obras literárias obrigatórias, mas também comentá-las e analisá-las criticamente. Conhecer o período histórico e o estilo dos autores também são fatores essenciais para responder às questões.

Física

Circuito elétrico, gases, calorimetria, conservação da quantidade de movimento, ótica e movimento uniforme e variado são temas que, acreditamos que serão abordados na prova da Fuvest, já que têm sido assuntos recorrentes nesse exame. Muita atenção durante a leitura das questões, já que em diversos casos o vestibulando saberia resolver o exercício se apenas entendesse o que o enunciado pede. A atenção na leitura dos enunciados. Afirmamos que, devido à ansiedade, alguns vestibulandos fazem uma leitura rápida das questões à procura de valores para serem aplicados em equações, porém, dessa forma, muitas informações importantes, não necessariamente expressas em números, podem ser perdidas.
Também condenamos a prática de aplicar as fórmulas sem ler e interpretar o enunciado. Como deve ser o procedimento na hora da prova? “A primeira parte da resolução de uma questão é: leia a questão. A segunda parte é: leia a questão. A terceira parte é: leia a questão. Só depois é pra resolver”. Sugerimos, ainda, atenção na hora da conversão de unidades, já que a pressa e a distração podem acarretar erros “bobos”.

Biologia

A prova de Biologia da Fuvest deste ano trará assuntos que de alguma forma se relacionam, trazendo um pouco de interdisciplinaridade para o exame. Como exemplo, citamos a saúde humana e questões sócio-econômicas, culturais e políticas, como o desequilíbrio ambiental ligado a processos históricos e geográficos.
Pedimos que os alunos tenham cuidado com a leitura dos enunciados e uma revisão dos seguintes assuntos: funcionamento celular; fisiologia comparada animal e vegetal; ciclos do nitrogênio, carbono e oxigênio; herança biológica; evolução; fluxo energético na dimensão celular; divisões celulares e desequilíbrios ambientais.

Geografia

Os vestibulandos que farão a prova da Fuvest devem ter mais trabalho na segunda fase do exame, quando o conteúdo da disciplina é mais aprofundado. Um detalhe importante: “Os alunos precisam identificar se o texto apresentado no enunciado contém realmente a resposta ou se está lá apenas como mote do assunto a ser desenvolvido”.

Em alguns casos, o texto fornecido pelo exame serve apenas como referência. Já no caso de mapas e gráficos, a situação é diferente, e a leitura deve ser cuidadosa, uma vez que a resposta geralmente é fornecida através das informações neles contidas.Assuntos que devem ser estudados: questões ligadas ao crescimento desordenado da população urbana, que acarreta problemas sociais e ambientais; a política atual da América Latina, como a aproximação do Brasil com outros países emergentes e suas relações com a chamada “guerra contra o terrorismo”, aplicada pelos Estados Unidos.

História

Identificar o que as questões realmente estão pedindo é a grande dificuldade que os alunos terão de enfrentar na prova de História da Fuvest, e isso só será possível com uma leitura atenta dos enunciados. Já na 2ª fase, objetividade e precisão nas respostas são essenciais, e de nada adianta escrever linhas e linhas sem sentido.
Quando houver imagens, como fotos, charges e pinturas, o candidato deve considerar o autor e a data da produção e refletir sobre esse contexto. Possíveis assuntos a serem abordados: “Terrorismo e seu combate; expansão capitalista; Revolução Russa; fuga da Família Real para o Brasil; queda do Muro de Berlim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário