terça-feira, 24 de junho de 2014

HISTÓRIA: ROTEIRO DE ESTUDO para a prova da FUVEST

FONTE: http://historiaonline.com.br/
HISTÓRIA: ROTEIRO DE ESTUDO para a prova da FUVEST
Senhores,
Com a proximidade do exame da FUVEST, o estudo de uma disciplina tão ampla como a Historia Geral requer alguns cuidados. O vestibular ainda privilegia os candidatos que conseguem identificar com rapidez os temas da questão. É fundamental para um bom desempenho a identificação do tema de cada questão. A partir dessa identificação, fica mais fácil para o candidato eliminar alternativas que podem induzir ao erro.
É comum o candidato ficar com dúvidas entre duas alternativas e, segundo a famosa Lei de Murphy, escolher uma das duas que fatalmente será a alternativa errada. Para evitar esse e outros tipos de problemas comuns na hora da resolução da prova, deixo abaixo algumas dicas.
1. A prova de Historia Geral da FUVEST apresenta um padrão na distribuição de conteúdos. Esse padrão pode sofrer uma pequena variação de um ano para o outro, mas geralmente se apresenta da seguinte forma:
§  1ª questão:
   Grécia, com destaque para democracia ateniense, jogos olímpicos, Guerras Médicas e cultura helenística.
   Roma, com destaque para transição da República para o Império, Cristianismo, Pão e Circo e causas da queda do Império.
§  2ª questão:
   Idade Média, com destaque para as relações de servidão e vassalagem, crise do Feudalismo e Cruzadas.
   Civilização Árabe, dentro do contexto de cruzadas, com destaque para as relações culturais e comerciais entre o Ocidente e o Oriente a partir do século XII.
§  3ª questão:
   Renascimento Cultural e Reformas Religiosas, ambas sendo vistas como movimentos que destacam o período de crise do Feudalismo e transição para o Capitalismo.
   América Colonial espanhola, com destaque para os povos pré-colombianos e as diferenças entre os processos de colonização português e espanhol. Além disso, vale a pena revisar a política econômica mercantilista.
§  4ª questão:
   Revoluções Burguesas, com destaque para a Revolução Francesa e Industrial. Consequentemente, os princípios do Iluminismo devem ser abordados.
   Século XIX: Revoluções de 1830-48, com destaque para a Primavera dos Povos, ainda mais nesse ano de 2011.
§  5ª questão: Historia Contemporânea. Sobre esse tópico, a prova não apresenta um padrão específico.
Em relação a Historia Contemporânea, disponibilizei para vocês uma série de listas de exercícios sobre os temas que compõe esse período. Com essas listas em mãos, penso que o ideal seria começar a revisar a partir das dez últimas questões de cada lista. O importante aqui não é resolver a questão em si, mas sim se ambientar com o tipo de questão e a forma como o vestibular elabora perguntas sobre tais temas. Veja o gabarito, entenda quais motivos tornam aquela alternativa correta e tente justificar quais motivos tornam as demais alternativas incorretas.
Tais orientações são apenas dicas. É claro que a FUVEST pode apresentar uma prova completamente fora dos padrões tradicionais, mas isso parece pouco provável. Lembre-se: você estudou o ano inteiro, revisou, resolveu questões, fez simulados… Não há motivos reais para se sentir despreparado. Não deixe que a insegurança abale sua autoconfiança. Você está pronto para a prova!
 


Senhores,
Abaixo, publico uma tabela com os temas das questões de História Geral nos últimos quatro anos da Fuvest.
Podemos notar uma certa tendência nos temas escolhidos:
1.    Estude Feudalismo, principalmente as características da Alta Idade Média (relações como suserania, vassalagem e servidão) e as interações da Europa Medieval com o mundo árabe (vale a pena revisar as Cruzadas e impacto nas relações entre Ocidente e Oriente).
2.    Antiguidade Clássica: Roma não foi um tema presente constantemente nas provas. Apenas uma questão abordou esse conteúdo (2010), sendo muito mais uma abordagem conceitual sobre cesarismo do que uma análise factual. Contudo, como Feudalismo foi um tema constante nas provas entre 2009 e 2012, é importante analisar as causas da queda do Império Romano do Ocidente suas relações com a formação do Feudalismo Europeu.
3.    O Absolutismo, tanto em suas características gereis como em sua relação com os processos de colonização da América pelos países ibéricos e seus efeitos sobre as populações pré-colombianas foi tema das provas de 2009 e 2010.
4.    Revise Liberalismo nos séculos XVIII e XIX, com destaque para os processos das Revoluções Burguesas e a expansão do sentimento de nacionalismo nesse contexto. Além disso, atente para as principais dessas revoluções (industrial, Francesa) e suas relações com a consolidação do capitalismo na Europa e o consequente encaminhamento para o Imperialismo e a 1a Guerra Mundial.
5.    Na última prova, o tema dos ameríndios foi abordado, com destaque para a organização dessas populações antes da chegada dos Europeus e para os resultados do contato entre os povos pré-colombianos e a Europa.
6.    Atente para os movimentos sociais do século XX (Maio de 1968, luta pelos direitos iguais entre negros e brancos nos EUA, etc.).
7.    Em tempos de grandes eventos esportivos no Brasil, o uso do esporte como arma de propaganda política ao longo da história pode ser um tema interessante. Revise fatos como as Olimpíadas de Munique (1936) e sua relação com o Nazismo.

 FONTE: http://historiaonline.com.br/

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