FONTE: http://historiaonline.com.br/
HISTÓRIA: ROTEIRO DE ESTUDO para a prova da FUVEST
Senhores,
Com a proximidade do exame da FUVEST, o estudo de
uma disciplina tão ampla como a Historia Geral requer alguns cuidados. O
vestibular ainda privilegia os candidatos que conseguem identificar com rapidez
os temas da questão. É fundamental para um bom desempenho a identificação do
tema de cada questão. A partir dessa identificação, fica mais fácil para o
candidato eliminar alternativas que podem induzir ao erro.
É comum o candidato ficar com dúvidas entre duas
alternativas e, segundo a famosa Lei de Murphy, escolher uma das
duas que fatalmente será a alternativa errada. Para evitar esse e outros tipos
de problemas comuns na hora da resolução da prova, deixo abaixo algumas dicas.
1. A prova de Historia Geral da FUVEST apresenta um
padrão na distribuição de conteúdos. Esse padrão pode sofrer uma pequena
variação de um ano para o outro, mas geralmente se apresenta da seguinte forma:
§ 1ª questão:
Grécia, com destaque para democracia
ateniense, jogos olímpicos, Guerras Médicas e cultura helenística.
Roma, com destaque para transição da
República para o Império, Cristianismo, Pão e Circo e causas da queda do
Império.
§ 2ª questão:
Idade Média, com destaque para as
relações de servidão e vassalagem, crise do Feudalismo e Cruzadas.
Civilização Árabe, dentro do contexto
de cruzadas, com destaque para as relações culturais e comerciais entre o
Ocidente e o Oriente a partir do século XII.
§ 3ª questão:
Renascimento Cultural e Reformas
Religiosas, ambas sendo vistas como movimentos que destacam o período de crise
do Feudalismo e transição para o Capitalismo.
América Colonial espanhola, com
destaque para os povos pré-colombianos e as diferenças entre os processos de
colonização português e espanhol. Além disso, vale a pena revisar a política
econômica mercantilista.
§ 4ª questão:
Revoluções Burguesas, com destaque
para a Revolução Francesa e Industrial. Consequentemente, os princípios do
Iluminismo devem ser abordados.
Século XIX: Revoluções de 1830-48, com
destaque para a Primavera dos Povos, ainda mais nesse ano de 2011.
§ 5ª questão: Historia Contemporânea. Sobre esse
tópico, a prova não apresenta um padrão específico.
Em relação a Historia Contemporânea, disponibilizei
para vocês uma série de listas de exercícios sobre os temas que compõe esse período.
Com essas listas em mãos, penso que o ideal seria começar a revisar a partir
das dez últimas questões de cada lista. O importante aqui não é resolver a
questão em si, mas sim se ambientar com o tipo de questão e a forma como o
vestibular elabora perguntas sobre tais temas. Veja o gabarito, entenda quais
motivos tornam aquela alternativa correta e tente justificar quais motivos
tornam as demais alternativas incorretas.
Tais orientações são apenas dicas. É claro que a
FUVEST pode apresentar uma prova completamente fora dos padrões tradicionais,
mas isso parece pouco provável. Lembre-se: você estudou o ano inteiro, revisou,
resolveu questões, fez simulados… Não há motivos reais para se sentir
despreparado. Não deixe que a insegurança abale sua autoconfiança. Você está
pronto para a prova!
Senhores,
Abaixo, publico uma tabela com os temas das
questões de História Geral nos últimos quatro anos da Fuvest.
Podemos notar uma certa tendência nos temas
escolhidos:
1.
Estude Feudalismo, principalmente
as características da Alta Idade Média (relações como suserania, vassalagem e
servidão) e as interações da Europa Medieval com o mundo árabe (vale a pena
revisar as Cruzadas e impacto nas relações entre Ocidente e Oriente).
2.
Antiguidade Clássica: Roma não
foi um tema presente constantemente nas provas. Apenas uma questão abordou esse
conteúdo (2010), sendo muito mais uma abordagem conceitual sobre cesarismo do
que uma análise factual. Contudo, como Feudalismo foi um tema constante nas
provas entre 2009 e 2012, é importante analisar as causas da queda do Império
Romano do Ocidente suas relações com a formação do Feudalismo Europeu.
3.
O Absolutismo, tanto em suas
características gereis como em sua relação com os processos de colonização da
América pelos países ibéricos e seus efeitos sobre as populações
pré-colombianas foi tema das provas de 2009 e 2010.
4.
Revise Liberalismo nos séculos
XVIII e XIX, com destaque para os processos das Revoluções Burguesas e a
expansão do sentimento de nacionalismo nesse contexto. Além disso, atente para
as principais dessas revoluções (industrial, Francesa) e suas relações com a
consolidação do capitalismo na Europa e o consequente encaminhamento para o
Imperialismo e a 1a Guerra Mundial.
5.
Na última prova, o tema dos
ameríndios foi abordado, com destaque para a organização dessas populações
antes da chegada dos Europeus e para os resultados do contato entre os povos
pré-colombianos e a Europa.
6.
Atente para os movimentos sociais
do século XX (Maio de 1968, luta pelos direitos iguais entre negros e brancos
nos EUA, etc.).
7.
Em tempos de grandes eventos
esportivos no Brasil, o uso do esporte como arma de propaganda política ao
longo da história pode ser um tema interessante. Revise fatos como as
Olimpíadas de Munique (1936) e sua relação com o Nazismo.
FONTE: http://historiaonline.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário