Literatura – “Vidas Secas” (FUVEST e Unicamp)
QUESTÕES OBJETIVAS
1. (FUVEST 2001) Um
escritor classificou Vidas secas como “romance desmontável”,
tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente
independentes e seqüências parcialmente truncadas. Essas características da
composição do livro
a) constituem um traço de estilo típico dos romances de Graciliano Ramos
e do Regionalismo nordestino.
b) indicam que ele pertence à fase inicial de Graciliano Ramos, quando
este ainda seguia os ditames do primeiro momento do Modernismo.
c) diminuem o seu alcance expressivo, na medida em que dificultam uma
visão adequada da realidade sertaneja.
d) revelam, nele, a influência da prosa seca e lacônica de Euclides da
Cunha, em Os sertões.
e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias
personagens têm do mundo.
2. (FUVEST 2002) Considere
as seguintes comparações entre Vidas secas e A hora da
estrela:
I. Os narradores de ambos os livros adotam um estilo sóbrio e contido,
avesso a expansões emocionais, condizente com o mundo de escassez e privação
que retratam.
II. Em ambos os livros, a carência de linguagem e as dificuldades de
expressão, presentes, por exemplo, em Fabiano e Macabéa, manifestam aspectos da
opressão social.
III. A personagem sinha Vitória (Vidas secas), por viver isolada
em meio rural, não possui elementos de referência que a façam aspirar por bens
que não possui; já Macabéa, por viver em meio urbano, possui sonhos típicos da
sociedade de consumo.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
3. (FUVEST 2008) Considere
as seguintes afirmações sobre três obras literárias:
Na primeira obra, o catolicismo apresenta-se como religião absoluta,
cujos princípios sólidos mais sobressaem ao serem contrapostos às desordens
humanas. Na segunda obra, diferentemente, ele aparece como religião
relativamente maleável, cujos preceitos as personagens acabam por adaptar a
seus desejos e conveniências, sem maiores problemas de consciência
subseqüentes. Já na terceira obra, o catolicismo comparece sobretudo como parte
de um resgate mais amplo de valores familiares e tradicionais, empreendido pelo
protagonista.
Essas afirmações referem-se, respectivamente, às seguintes obras:
a) Dom Casmurro, Memórias de um sargento de milícias e Auto da barca do inferno.
b) Memórias de um sargento
de milícias, “A hora e vez de
Augusto Matraga” e Vidas
secas.
c) “A hora e vez de Augusto
Matraga”, A cidade e as
serras e Memórias de
um sargento de milícias.
d) Auto da barca do
inferno, Dom Casmurro e A cidade e as serras.
e) A cidade e as serras, Vidas secas e Auto da barca do inferno.
4. (FUVEST 2008) Considere as seguintes comparações entre Vidas secas e Iracema:
I. Em ambos os livros, a parte final remete o leitor ao início da
narrativa: em Vidas secas, essa
recondução marca o retorno de um fenômeno cíclico; em Iracema, a remissão ao início confirma que a história fora contada
em retrospectiva, reportando-se a uma época anterior à da abertura da
narrativa.
II. A necessidade de migrar é tema de que Vidas secas trata abertamente. O mesmo tema, entretanto, já
era sugerido no capítulo final de Iracema,
quando, referindo-se à condição de migrante de Moacir, “o primeiro cearense”, o
narrador pergunta: “Havia aí a predestinação de uma raça?”
III. As duas narrativas elaboram suas tramas ficcionais a partir de
indivíduos reais, cuja existência histórica, e não meramente ficcional, é
documentada: é o caso de Martim e Moacir, em Iracema, e de Fabiano e sinha Vitória, em Vidas secas.
Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
5. (FUVEST 2009) Quando
nos apresentam os homens vistos pelos olhos dos animais, as narrativas em que
aparecem o burrinho pedrês, do conto homônimo (Sagarana), os bois de “Conversa de bois” (Sagarana) e a cachorra Baleia (Vidas secas) produzem um efeito de
a) indignação, uma vez que cada um desses animais é morto por algozes
humanos.
b) infantilização, uma vez que esses animais pensantes são exclusivos da
literatura infantil.
c) maravilhamento, na medida em que os respectivos narradores servem-se
de sortilégios e de magia para penetrar na mente desses animais.
d) estranhamento, pois nos fazem enxergar de um ponto de vista inusitado
o que antes parecia natural e familiar.
e) inverossimilhança, pois não conseguem dar credibilidade a esses
animais dotados de interioridade.
Gabarito
1)E 2)B 3)D 4)C 5)D
QUESTÕES DISCURSIVAS
1. (UNICAMP 1998) Em Vidas Secas, após ter
vencido as dificuldades, postas no início da narrativa, Fabiano afirma: “Fabiano,
você é um homem...”. Corrige-se logo depois: “Você é um bicho, Fabiano”.
Em seguida, encontrando-se com a cadelinha, diz: “Você é um bicho, Baleia”.
Ao chamar a si mesmo e a Baleia de “bicho”, Fabiano estabelece uma
identificação com ela. Na leitura de Vidas Secas, podem-se perceber
vários motivos para essa identificação. Cite dois
desses motivos.
Fabiano chega a afirmar que se sente resistente como um bicho, por
sobreviver à seca, do
mesmo modo que Baleia; ele também tem enorme dificuldade para se
expressar, fazendo-o por meio de gestos e de sons guturais como “Hum!”, “An!”,
o que poderia ser comparados aos latidosde Baleia. Fabiano também tem
dificuldades para elaborar idéias mais complexas; quase sempre fica confuso, o
que pode se relacionar à irracionalidade de Baleia.
2. (UNICAMP 2008) Leia o seguinte trecho do capítulo “Contas”,
de Vidas Secas.
Tinha a obrigação de trabalhar para os outros, naturalmente, conhecia do
seu lugar. Bem. Nascera com esse destino, ninguém tinha culpa de ele haver
nascido com um destino ruim. Que fazer? Podia mudar a sorte? Se lhe dissessem
que era possível melhorar de situação, espantar-se-ia. (...) Era a sina. O pai
vivera assim, o avô também. E para trás não existia família. Cortar
mandacaru, ensebar látegos – aquilo estava no sangue. Conformava-se, não
pretendia mais nada. Se lhe dessem o que era dele, estava certo. Não davam. Era
um desgraçado, era como um cachorro, só recebia ossos. Por que seria que os
homens ricos ainda lhe tomavam uma parte dos ossos? Fazia até nojo pessoas
importantes se ocuparem com semelhantes porcarias.
(Graciliano Ramos, Vidas Secas.
103ª. ed., Rio de Janeiro: Editora Record, 2007, p.97.)
a) Que visão Fabiano tem de sua própria condição? Justifique.
Trata-se de uma visão extremamente alienada e conformista
(“Conformava-se, não pretendia mais nada”, diz ele), justificada, inclusive,
por uma lógica determinista. Fabiano aceita a exploração e a condição social
miserável em que vive como se fossem naturais, produtos de uma sina (“Nascera
com esse destino, ninguém tinha culpa de ele haver nascido com um destino ruim.
Que fazer? Podia mudar a sorte? [...] Era a sina.”), ou mesmo de uma herança
genética, pois, segundo ele, o “pai vivera assim, o avô também [...] aquilo
estava no sangue”.
b) Explique a referência que ele faz aos “homens ricos” com base no
enredo do livro.
Os “homens ricos” mencionados no trecho são homens de posse, senhores de
terras, exploradores como o proprietário das terras em que Fabiano se instala
com sua família. Como não tinha roça e apenas se limitava a semear na vazante
uns punhados de feijão e milho, Fabiano precisava recorrer à feira para a
compra de mantimentos, a fim de alimentar a família. Para isso, negociava os
poucos bezerros e cabritos que possuía com o
proprietário das terras, que os comprava a preços baixíssimos. O valor
que conseguia com os animais não era suficiente para se manter e precisava
recorrer ao patrão, que lhe cobrava juros altíssimos pelos empréstimos. As
contas do patrão nunca batiam com as de Sinhá Vitória, em virtude dos juros
exorbitantes cobrados por tais empréstimos. Quando Fabiano reclamava, o patrão,
irritado, mandava-o procurar outra fazenda. Fabiano, então,
sem alternativa, calava-se e se submetia aos desmandos e à exploração do
patrão.
3. (FUVEST 2008) Em seu
poema chamado “Graciliano Ramos:”, João Cabral de Melo Neto coloca-se no lugar
desse escritor e desenvolve quatro afirmações:
I. “Falo somente com o que falo:” (= com os meios que uso para
expressar-me, com o estilo que emprego).
II. “Falo somente do que falo:” (= dos assuntos de que trato, dos
aspectos que privilegio).
III. “Falo somente por quem falo:” (= em nome de quem falo, a quem dou
voz em minha obra).
IV. “Falo somente para quem falo:” (= a quem me dirijo ao escrever, de
que modo trato o leitor).
Imitando o procedimento de João Cabral, coloque-se no lugar de
Graciliano Ramos e desenvolva cada uma dessas quatro afirmações, tendo como
referência o romance Vidas secas.
I. O estilo adotado é seco, despojado, descarnado (no dizer de Alfredo
Bosi). Esses aspectos são confirmados pela valorização do período e do
parágrafo curtos, pelo predomínio das orações coordenadas e justapostas; pela
economia dos elementos
descritivos (que só estão presentes quando imprescindíveis para a
situação que nomeiam). A linguagem, reduzida ao mínimo, mimetiza a miséria do
meio e dos próprios personagens.
II. Os assuntos de Vidas Secas são a brutalização do
homem, resultante dos elementos geográficos (como a seca), mas, sobretudo de
uma ordem sócio-político-econômica que divide os homens entre os donos da terra
e do poder (latifundiários e governo) e aqueles que só têm a força de trabalho
para oferecer (retirantes) e a incomunicabilidade resultante dessa realidade.
III. O narrador do romance Vidas Secas fala em nome
desses oprimidos que não têm voz; daí a presença de um narrador em terceira
pessoa onisciente, necessário para exteriorizar os anseios, os sonhos e as
necessidades desses desvalidos.
IV. O narrador se dirige ao leitor, que, como ele, está distanciado do
universo dos retirantes e pode compreender toda a dinâmica (em seus aspectos
sociais, políticos e econômicos) dessa trágica realidade. Essa postura do
narrador se evidencia claramente no capítulo final do romance, quando a família
vislumbra um futuro melhor na cidade grande e o narrador, irônico e visando à
percepção do leitor, afirma: "e o sertão continuaria a mandar para a
cidade homens fortes como Fabiano e sinha Vitória".
4. (FUVEST 2009) Leia as
afirmações abaixo e responda ao que se pede.
I. A dureza do clima, que se manifesta principalmente nas grandes secas
periódicas, explica todas as aflições de Fabiano, ao longo da narrativa deVidas
secas, de Graciliano Ramos.
a) Você concorda com essa afirmação (I)? Justifique sucintamente sua
resposta.
Não é possível concordar com a afirmação, uma vez que todas as aflições
de Fabiano não se explicam apenas pela dureza do clima: ele é oprimido também
por fatores do meio social em que vive; basta lembrar os episódios do soldado
amarelo e de suas relações com o patrão.
II. Apesar de quase atrofiadas na sua rusticidade, as personagens
de Vidas secas, de Graciliano Ramos, conservam um filete de
investigação da interioridade: cada uma delas se perscruta, reflete, tenta
compreender a si e ao mundo, ajustando-o à sua visão.
b) Você considera essa afirmação (II) correta? Justifique brevemente sua
resposta.
Sim, pois, apesar de privadas de linguagem, as personagens têm sua
interioridade conhecida graças ao recurso do discurso indireto livre, em que,
no meio da fala do narrador, irrompe o próprio pensamento da personagem.
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